Paul Wess
nascido em 1936 em Viena (Áustria), estudou filosofia e teologia em Innsbruck (inclusive com Karl Rahner), onde obteve em 1961 seu doutorado em filosofia. Orde-nou-se presbítero em 1962 e trabalhou em Viena como vigário paroquial e professor de ensino religioso. Após um tempo de reorientação e novos estudos (1965/1966), assumiu – inicialmente numa equipe de padres – o trabalho numa paróquia recém-fundada em Viena (Machstrasse - Rua Mach), com o objetivo de formar comunidades de base e fazer experiências concretas de uma igreja communio.
Em 1968 obteve o doutorado em teologia pela Universidade de Innsbruck com a tese “Como falar de Deus? Um debate com Karl Rahner” (Wie von Gott sprechen? Eine Auseinandersetzung mit Karl Rahner. Graz, 1970), e em 1989 a habilitação para o ensino universitário da teologia pastoral com a tese “Igreja de Comunidades – Lugar de fé. A prática como fundamento e consequência da teologia” (Gemeindekirche – Ort des Glaubens. Die Praxis als Fundament und als Konsequenz der Theologie. Graz, 1989). Liberado para o ensino universitário em 1996, foi professor convidado em Graz (Áustria) e Würzburg (Alemanha), e desde 2000 é professor de Teologia Pastoral na Universidade de Innsbruck.
Nos países de fala alemã, Paul Wess é um dos principais defensores das comunidades de base, da revisão dos conteúdos da fé e da reestruturação da igreja católica segundo os princípios bíblicos de fraternidade e sororidade (“Geschwisterliche Kirche“). Seus numerosos ensaios e artigos deram origem a antologias: Und behaltet das Gute. Beiträge zur Praxis und Theorie des Glaubens. Thaur, 1996; Glaube zwischen Relativismus und Absolutheitsanspruch. Beiträge zur Traditionskritik im Christentum. Viena / Berlim, 2008; Glaube aus Erfahrung und Deutung. Christliche Praxis statt Fundamentalismus. Salzburg, 2010.
- Título: DEUS, Cristo e os Pobres
- Subtítulo: Libertação e salvação na fé à luz da Bíblia
- Assunto: Teologia da Libertação; Igreja de Comunidades de Base
- Ano: 2011
- Autora: Paul Wess
- Apresentação: João Batista Libanio
- Formato: 16x23
- Número de páginas: 208
- Editora: Nhanduti
- Edição: 1
- ISBN: 9788560990122