Menu >> Início | Quem somos | Catálogo | Comprar | Download de textos | Notícias | Contato

Título: Historia del Paraguay
Assunto: História da América do Sul
Autores: Mary Monte
Formato: 14x22
Número de páginas: 465
Editora: Servilibro 2014
ISBN: 9789995303730
Compre no Brasil / Compre fora do Brasil

Título: Sumário (resumido)

El Paraguay precolombino
El Neolítico: Los Guaraní
El siglo XV europeo
El siglo XVI paraguayo
El siglo XVII paraguayo
El siglo XVIII paraguayo
El siglo XIX paraguayo
Gobierno del doctor Francia
Presidencia de Carlos A. López
La Post-Guerra
La primera Hegemonía Nacional Republicana
El siglo XX. La era liberal
Principales campañas y batallas
Proceso histórico de 1936 a 1954
Segunda Hegemonía Colorada
Proceso histórico de 1945 a 1989
La trancisión hacia la democracia
El Mercosur

Título: A eleição de Fernando Lugo, em abril de 2008, marcou uma etapa importante no processo democrático no país, principalmente em dois aspectos. Em primeiro lugar, terminou a hegemonia política do Partido Colorado, que tinha se estendido ao longo de quase 62 anos. Em segundo lugar, a transmissão de poder presidencial de um signo político para outro foi realizada em um contexto pacífico, a primeira em toda a história do Paraguai.
Título: Havia expectativas de vastas e profundas mudanças. O novo presidente, além de personificar a proposta de mudança proposta, aderiu a promessas pragmáticas não conservadoras, próximas das proclamadas pela Teologia da Libertação. A situação era particularmente complexa porque, além das inclinações ideológicas do presidente, o fato era que, no Congresso, Fernando Lugo enfrentava uma relação de forças marcadamente adversas, já que os setores conservadores mantinham uma maioria ostensível.
Título: Durante o mandato de Lugo foram alcançadas certas conquistas importantes para o desenvolvimento socioeconómico nacional: negociações com o Brasil sobre o Itaipu; a saúde pública e gratuita; o crescimento vigoroso da economia em 2010.
Título: As negociações com o Brasil deram resultados encorajadores em julho de 2009, quando foi assinado um acordo entre os presidentes dos dois países pelo qual se decidiu construir, em território paraguaio, uma linha de 500 kV, trabalho fundamental para a distribuição adequada de energia no país, e triplicar a renda monetária em favor do Paraguai em conceito de compensação pela cessão de energia; recursos essenciais para o desenvolvimento geral.
Título: No entanto, o governo de Lugo deixou também aspectos negativos, tais como: a insegurança crescente, aumento da pobreza e os progressos escassos na resolução da questão camponesa.
Título: Talvez a novidade mais chamativa empreendida pelo governo de Lugo tenha sido as atividades no campo das relações internacionais. Desde o início do século XXI, emergiram novos atores que centraram a atenção dos observadores e da opinião pública da América Latina: Hugo Chávez na Venezuela; Néstor Kirchner, na Argentina; "Lula" da Silva no Brasil; Michelle Bachelet no Chile; Frente Ampla no Uruguai; Rafael Correa no Equador; e Daniel Ortega na Nicarágua. Tudo indicava que se caminhava em direção autônoma em relação aos poderes centrais do planeta, especialmente em relação aos Estados Unidos. Cuba, isolada por décadas, foi removida do recolhimento como por arte de magia. Fernando Lugo apostou por entrar neste fluxo emergente, mas localmente não teve apoio suficiente para semelhante atuação e, finalmente, um aberto desafio à consideração pública nacional resultou em perda do seu mandado.

Título:
Título: História do Paraguai, p. 325-9

Mary Monte

História do Paraguai

Português | Español | English | Polski | Deutsch
R$ 69,00