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Título: Las culturas condenadas
Assunto: Estudos antropolôgicos e etnológicos
Assunto: textos fontes dos povos indígenas
Compilador: Augusto Roa Bastos
Formato: 14x22
Número de páginas: 331
Editora: Servilibro 2011
ISBN: 9789995303327
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Título: Sumário

Cap. 1.Introducción - Augusto Roa Bastos

Cap. 1.Estudios

Asiento de Fogones (fragmento de una autobiografia) - León Cadogan
Los Mbya - León Cadogan

Chono kybwara: aves y almas en la mitología guaraní - León Cadogan
Takwa-kama (a propósito de "esfinge indiana" de Imbelloni
Cap. 1. y de "Ces societés sans histoire", de Clastres) - León Cadogan
El que hace escuchar la palabra (homenaje a León Cadogan) - Bartomeu Melià
Ratones y Jaguares (reconstrucción de un genocídio a la manera de los Aché-guayaki
Cap. 1. del Paraguay oriental) - Bartomeu Melià y Christine Münzel
Ñande Rapytã (Nuestro Origen) - La historia de los guaraníes Mbya de Misiones
Cap. 1. - Miguel Alberto Bartolomé
Los indios del Chaco Paraguayo y su tierra - Juan Belaieff

Los guarani occidentales - Georg Grünberg / Friedl Grünberg
La concepción nivaklé del mundo - Miguel Chase-Sardi
El arco y el cesto - Pierre Clastres
Tortuga persigue tortuga. Por qué los Aché (Guayaki) "mansos" persiguen a sus
Cap. 1. hermanos "salvajes"?
- Mark Münzel
Kware veja puku: "Dejamos lejos al gran oso hormiguero". Nota preliminares
Cap. 1. sobre cinco canciones aché
- Mark Münzel

Cap. 1.Mitos, poemas, relatos y textos rituales

Textos Mbya
- El arbol sagrado del que fluye la palabra
- Guaira

- Las llamas y la neblina
- El mito de los gemelos
- La tierra primera
- Fundamento del lenguaje humano
- Canto del colibrí
- Saludo amistoso del colibrí
- Himno de Takua Vera Chy Ete
- Himno de los muertos
- Las primitivas costumbres del colibrí
- Primer sentimiento del niño
- Canción de cuna
- Canto ritual de nuestro abuelo grande primigenio

Textos Aché
- Canción de Kanexirígi
- Canción de Xaxubutawaxúgi
- Canción de Beipuradarégi
- Canción de Kybwarági
- Canción de Airági

Textos Nivakle
- Ajäöklölhái (los hombres pájaros)

- Almas
- Pensamiento
- Orígen de la pobreza
- Kufalh
- Nasuk
- La primera pareja
- Stavu'un, el cuervo real
- Yimä'öt Ihavokéi, las mujeres del agua
- De qué se ríen los indios?, por Pierre Clastres
- Breves notas de campo sobre algunos deportes Nivaklé, por Miguel Chase-Sardi

Textos Maka
- Pintura
- Cielo
- Oración a la luna (1)
- Oración a la luna (2)
- El avestruz-fantasma
- Hijo de fuego
- Los que habitan
- Arenga a los guerreros
- Luz lejana
- Camino
- Anaconda
- El paraíso
- Hay tres...,
- Qué dicen los pájaros?
- Canción de cuna
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Cap. 1.Bibliografía

Título: A antiga tragédia da escravidão, degradação e extermínio que culmina hoje em dia com a imolação das últimas comunidades indígenas pode ser entendida em todo o seu sentido somente a partir do âmbito global de nossos sociedades baseadas no regime de opressão e espoliação dos estratos humanos considerados por elas como "inferiores"; o seu resultado é um processo de extinção dessas comunidades, em alguns casos muito rápido, que descarta qualquer possibilidade de preservar os seus valores materiais e culturais, já que o fato da sua destruição biológica está selado inexoravelmente. Assim, as tentativas de "civilizar" os índios acabaram em exterminá-los. O etnocídio é, portanto, a consequencia fatal desta ideologia de privilégio e da superioridade racial pretendida, a herança do invasor conquistador; é apenas uma das formas do genocídio generalizado de hoje, tanto em nosso continente como em várias partes do mundo onde as "raças inferiores" sofrem os desvelos das "raças superiores" para civilizá-las; ou seja, para submetê-las a seus ditames inflexíveis e cruentos de predomínio e opressão.
Título:
Título: As culturas condenadas, págs. 21-22

Título: Prefácio
Título:
Título: Augusto Roa Bastos compila textos fundamentais sobre a situação dos povos indígenas e os compõe por meio de uma escrita enérgica de introdução.
Título: Os textos aqui reunidos pertencem a ninguém menos que Cadogan, Melià e Belaieff, os Grünberg, Münzel, Chase Sardi e Clastres, esteios históricos e paradigmáticos da antropologia, etnografia e etnologia. Seus estudos de campo, interpretações, análise e pesquisas documentais, e seus testemunhos, formam um corpo poderoso e irrefutável de conhecimentos e, ao mesmo tempo, um conjunto de indícios inquietantes sobre o destino das culturas sitiadas.
Título: Estes textos são montados como textos que revelam mundos paralelos, e como premissas de um raciocínio fatal: se a cultura é uma cifra de sentido, fator de identidade e força de coesão da comunidade, a sua fratura causaria o colapso do corpo social. A aniquilação étnica produz a ruína das diferentes sociedades e perda de universos alternativos de poesia e significado.
Título: Temos certeza que as advertências severas que levanta “As culturas condenadas - além de outras vozes de alarme e de denúncia, junto com outras reivindicações de organizações indígenas e da sociedade, e com as iniciativas estaduais tímidas, conseguiram parar ou pelo menos retardar o extermínio de nações que continuam pensando e falando, criando e acreditando conforme sua própria maneira.
Título: Mesmo sitiadas e feridas, as culturas resistem, se reorganizam, sobrevivem, repõem suas imagens e seus sonhos. O livro também nos dá pistas sobre as reservas de energia que garantem a sobrevivência dos signos condenados. Ainda que as culturas indígenas sejam cada vez mais encurraladas..., escreve Roa Bastos, ...perdura nelas a radiação de seus núcleos indissolúveis.
Título:
Título: Ticio Escobar

Augusto Roa Bastos (compilador)

As culturas condenadas

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