Menu >> Início | Quem somos | Catálogo | Comprar | Download de textos | Notícias | Contato

Título: Educación, lenguas y culturas en el Mercosur.
Título: Pluralidad cultural e inclusión social en Brasil y en Paraguay
Assunto: Linguística, etnicidade, interculturalidade,
Assunto: prácticas educacionais
Autores: José Maria Rodrigues
Formato: 16x22
Número de páginas: 264
Editora: CEADUC 2010
ISBN: 9789995376369
Compre no Brasil / Compre fora do Brasil

José María Rodrigues (org.)

Educación, lenguas y culturas en el Mercosur.
Pluralidad cultural e inclusión social en Brasil y en Paraguay

tulo: Sumário
Título:
Título: Originalidad en el análisis de fenómenos gramaticales por misioneros jesuitas en los siglos XVI y XVII en BrasilTítulo:
Título: Aryon Dall'Igna Rodrigues (UNB)
Título:
Título: Pluralidade Cultural e Inclusão social ulo:
Título: Reinaldo Matias Fleuri (UFSC)
Título:
Título: Intervenção psicossocial no processo de inserção cultural: reflexão sobre o processo de integração lingüístico-cultural
Título: do MERCOSUL
Título: Sylvia Dantas (UNIFESP)
Título:
Título: Etnicidade, identidade e fronteiras políticas: Processos de Etnogeênese no Brasil Contemporâneo
Título: Leandro Rocah (UFG)
Título:
Título: Os Guaraní nas fronteiras do Mercosul e suas demandas por políticas públicas adequadas
Título: Antonio Brand (UCDB) - Marta Maria Azevedo (UNICAMP) - Rosa Colman (UCDB)
Título:
Título: El guaraní jesuítico sin jesuitas
Título: Bartomeu Melià (UCA)
Título:
Título: Importancia de la lengua guaraní en el proceso de inclusión social
Título: María Elvira Martínez de Campos (UNA)
Título:
Título: Préstamos lexicales en el guaraní contemporáneo
Título: Domingo Aguilera Jiménez (UV)
Título:
Título: Actitudes sociolingüísticas de los guaranihablantes en España
Título: Soledad Acosta (UNA)
Título:
Título: Multilingüismo en un área urbana del Chaco paraguayo
Título: Heddy Penner (UCA) - Lourdes Cabañas (UMA)
Título:
Título: Escritura y oralidad enlhet-enenlhet: sentido y significado de las publicaciones monolingües en la lengua autóctona
Título: Hannes Kalisch - Nengvaanemkeskama Nempayvaam Enlhet

José María Rodrigues:

Título:A construção de uma efetiva agenda social para o Mercosul pressupõe a definição de estratégias educacionais e políticas que contemplam a diversidade cultural em todas as suas dimensões e níveis, já que os Estados Partes que compõem o bloco estão imersos, como ocorre na maior parte das sociedades contemporâneas, em uma realidade multiétnica e multicultural.

Título:Nesta perspectiva, é fundamental promover a sinergia entre todos os segmentos da sociedade mercosulista - Estado e sociedade civil - com o objetivo de propiciar o direito à educação na diversidade cultural e étnica. No mesmo sentido, é necessário desencadear um amplo movimento capaz de: i) disseminar e desenvolver metodologias educacionais para a inserção de temas relacionados com a diversidade cultural e linguística no cotidiano das salas de aula de instituições de ensino superior do Brasil e do Paraguai; ii) promover discussões e reflexões acerca da educação intercultural e indígena nos citados países à luz do conceito de diversidade cultural; iii) consolidar as discussões sobre as análises demográficas dos auto-declarados indígenas e do Paraguau; iv) intercambiar experiências e informações sobre os programas e políticas linguísticas implantados em ambos os países; v) analisar e discutir conceitos relacionados com o emprego de metodologias de pesquisa intercultural como ferramentas de sistematização e produção de conhecimentos; vi) inserir o Paraguai no contexto das Redes de Intercâmbio de experiencias sobre edução indígenas e EIB, como, por exemplo, a Rede de Educação para a Diversidade, criada pelo Ministério de Educação e Cultura do Brasil; vii) fomentar efetivamente a produção de conhecimentos e a formação de recursos humanos em educação intercultural e educação indígena no MERCOSUL; etc. Em resumo, abordar a educação como espinha dorsal dos processos de integração e inclusão social no Mercosul.
Título:
TCom esses objetivos em mente, organizamos o II Seminário Internacional de Educação Intercultural Bilingue e Educação Indígena, nos dias 22 e 23 de julho de 2010, nas dependências da Embaixada do Brasil em Assunção. Nesta segunda edição do evento, contamos com a presença de acadêmicos dos EEUU, Europa e África, além de ilustres pesquisadores e educadores latino-americanos, como o Dr. Aryon Dall'Igna Rodrigues e o Dr. Bartomeu Melià, convidades de honra de Seminário e dois dos mais renomados especialistas mundiais em línguas ameríndias e educação indígena.
Título: Visando refletir sobre a importância da educação como o instrumento de efetiva integração linguístico-cultural e inclusão social no Mercosul, ampliamos o escopo temático do evento e organizamos oficinas formativas sobre EIB e Educação Indígena, o que redundou em maior participação de organizações da sociedade civil dos Estados Partes do Mercosul, principalmente do Paraguai e do Brasil. A adoção dessa estrategia propiciou a participação de interlocutores legítimos e fundamentais neste processo de integração regional - representantes de grupos minoritarios e/ou minorizados pela sociedade - , os quais levaram questões ligadas à justiça social, à preservação do patrimônio linguístico e aos direitos humanos para o centro das discussões acadêmicas.
Título:
TNesse sentido, a finalidade da presente publicação é, em primeiro lugar, divulgar as conferências proferidas durante o II Seminário EIB, oferecendo, assim, aos pesquisadores e docente brasileiros e paraguaios, uma coletânea de artigos científicos, fruto do trabalho de acadêmicos comprometidos com a luta pela inclusão social. Por outro lado, em consonância com o Projeto AVAKOTEPA, através do qual vimos empreendendo ações para a articulação de políticas de educação intercultural no Paraguai, visamos facilitar o acesso a documentos de referência, com o intuito de reduzir as desigualdades sociais e educacionais existentes no âmbito do Mercosul.

TTítulo: Espera-se, assim, que este livro possa contribuir para o enriquecimento das discussões científico-acadêmicas no interior de cada instituição de ensino superior, no Brasil e no Paraguai, facilitando a elaboração de projetos educacionais que preconizem o multiculturalismo e o multilinguismo como um dos baluartes da coesão e da inclusão social; na direção do desiderato de uma sociedade justa e equânime que garanta os direitos humanos para todos os grupos étnicos que compõem a região.

TTítulo: Em suma, reiteramos nosso compromisso de apoiar a integração, a transferência de conhecimentos e a formação de novos profissionais, o que facilitará o desenvolvimento de uma política comum que defenda a pluralidade linguístico-cultural e promova a integração educacional no âmbito do MERCOSUL.Títul

Português | Español | English
R$ 168,00