Menu >> Início | Quem somos | Catálogo | Comprar | Download de textos |Notícias | Fórum | Contato
Olhe para dentro

Título: Jesus e os Outros Nomes
Subtítulo: Missão cristã e responsabilidade global
Assunto: Diálogo inter-religioso, cristianismo e outras religiões
Ano: 2010
Autor: Paul F. Knitter
Apresentação: José María Vigil
Formato: 14x21
Número de páginas: 224
Editora: Nhanduti
Edição: 1
ISBN: 9788560990092
Compre fora do Brasil
Compre no Brasil

Paul F. Knitter

Jesus e os Outros Nomes. Missão cristã e responsabilidade global

Jesus e os Outros Nomes é um dos vários livros de Paul que são pedras miliárias no caminho do nascimento e crescimento da teologia das religiões ou da teologia do pluralismo religioso. Estamos, pois, diante de um livro que já se tornou um clássico, que – mesmo não sendo a última palavra – é uma palavra que não pode deixar de ser ouvida por quem quiser falar ou refletir sobre o tema.
Quem é Paul Knitter? O leitor encontrará no próprio livro a biografia do autor, ou melhor, uma autobiografia teológica, uma confissão sobre a própria vocação da procura teológica num âmbito que foi primeiro uma vocação pessoal de vida missionária, de encontro com as outras religiões. Chama a atenção a unidade teológico-missionário-vocacional da vida de Paul. Neste tempo de tanta mudança não é frequente encontrar vidas teológicas tão coerentemente unidas e fiéis a uma mesma vocação teológica e pessoal.
Mas esse itinerário biográfico-teológico do autor coincide provavelmente com o itinerário da maior parte dos leitores. Todos nós – os que já temos uma certa idade e que fomos testemunhas dos primeiros tempos pós-conciliares do Vaticano II – sabemos o que foi o exclusivismo numa Igreja e numa missão missionária que pensavam ter a verdade completa, definitiva e única, sabemos quanto custou passar para um novo paradigma, o paradigma inclusivista. Nas mudanças teológicas esboçadas nesta autobiografia pessoal de Knitter, muitos de nós vão se reconhecer, e outros reconhecerão talvez os próximos passos a dar na sua própria caminhada teológica.
A pergunta deste livro é o punctum dolens, o ponto mais difícil que surge a partir da compreensão tradicional da identidade cristã. Mas, como o autor mostra ao olhar de perto os próprios textos neotestamentários, essa compreensão tradicional não é a única possível nem a original. Neste mundo de hoje, no qual temos uma experiência do pluralismo absolutamente inédita e diferente daquela que a humanidade teve em toda sua história, chegou a hora de ampliar essa tradição que se choca com o espírito do tempo atual e com as evidências históricas desta hora.
Estamos de parabéns por ter uma editora como a Nhanduti, que teve a coragem de tomar a iniciativa e prestar um grande serviço ao Brasil (e a América Latina inteira!): traduzir este livro de Paul Knitter.
José María Vigil

Quanto mais tempo estou comprometido com o diálogo interreligioso, percebo mais claramente como ele é difícil. Suspeito que a razão disso é que quanto mais alguém pretende entrar no mundo de outra tradição religiosa, por meio de encontros pessoais e estudos textuais, tanto mais arremete contra a parede de diferenças que, no final, são incompreensíveis. Embora experiência e expressão religiosas abundem de semelhanças, as diferenças são ainda mais abundantes – e muitas delas são incomensuráveis.
(...)Assim, tenho experimentado o Outro religioso como o totaliter aliter – o absolutamente Outro, o incomensurável, o incompreensível. E assim, fui convencido experiencialmente de que um discurso fácil de uma “essência comum” ou de uma “experiência comum” são teorias do tipo teia de aranha, produzidas por acadêmicos que provavelmente nunca sentiram a realidade difícil e obstrutora da diversidade. Ao confrontar o Outro religioso como o absolutamente Outro ou o Mistério assoberbador, devo dobrar-me em silêncio.
(...) Essa é a realidade da minha experiência do Outro no meu diálogo de longa data com budistas, assim como dos meus encontros com hinduístas durante as minhas viagens pela Índia; é uma realidade ainda mais intensa, surpreendentemente, da minha experiência mais recente do diálogo trilateral entre judeus, muçulmanos e cristãos. (p. 33)

Português | Español | English
R$ 64,80