Menu >> Início | Quem somos | Catálogo | Comprar | Download de textos | Notícias | Contato
Português | Español | English
Veja adentro

Título: Catálogo: Sección Historia del Archivo Nacional
Título: de Asunción
Assunto: História, Catálogo, Paraguai - história
Ano: 2007
Autor: Andrea Tutté, Norma Ibañez de Yegros
Formato: 21x30
Número de páginas: 169
Editora: Tiempo de Historia 2007
Edição: 1
ISBN: 9789995381622
Compre no Brasil / Compre fora do Brasil

Andrea Tutté, Norma Ibañez de Yegros

Catálogo: Sección Historia del Archivo Nacional de Asunción

Preço: R$ 143,00

Título: Este é o primeiro catálogo completo, impresso e de difusão pública, de uma das coleções mais importantes do Archivo Nacional de Assunção, a Sección Historia, que em seus 449 volumes contém documentos fundamentais para o estudo da história do Paraguai e da região, desde o Título de Governador e Capitão Geral, outorgado a Pedro de Mendoza (1534), até as Memórias do General Francisco Isidoro Resquín sobre a guerra do Paraguai contra a Tríplice Aliança (1875).

Título: Durante décadas, pesquisadores tinham que recorrer a fotocópias do catálogo datilografado para consulta em sala, um exemplar único que contém numerosas imprecisões na descrição e datação dos documentos. Como base nesse exemplar realizou-se um trabalho extenso e profundo de correção para precisar datas, constatar faltas e melhorar descrições pouco claras ou demasiadamente genéricas. O resultado é uma síntese dos diferentes catálogos totais e parciais elaborados até o momento, ampliada e corrigida pela verificação de documentos originais e transcrições.

Título: Entre as fontes consultadas figuram: El Primer Ensayo de Índice, publicado em 1909 por Viriato Díaz Pérez; El Catálogo de Documentos de la Sección Histórica, obra do incansável paleógrafo Doroteo Bareiro cuja publicação na revista Guarania entre 1935 e 1936 não chegou a ser completada; La Lista de Contenidos Microfilmados do Arquivo Nacional de Assunção, elaborada pela UNESCO; El Índice de Autos de la Revolución del Paraguay del 15 de mayo de 1811 (edição mimeografada elaborada pela Academia Paraguaya de la Historia) e o livro Documentos jesuíticos del siglo XVIII no Arquivo Nacional de Assunção, de Ignácio Telesca, bem como as transcrições na revista El Archivo Nacional de Asunción, a Colección Doroteo Bareiro e o livro Actas Capitulares del Cabildo de Asunción del Paraguay.

Título: “Talvez dentro de alguns anos possa se dizer que se levou a um fim feliz a honrosa, mas ingrata tarefa de colocar à disposição da pesquisa rioplatense as imensas riquezas que o antigo Arquivo paraguaio guarda até hoje, apesar de várias pilhagens e diversas calamidades”, escreveu em 1909 Viriato Díaz Pérez, ao publicar seu Primer Ensayo de Índice na Revista del InstitutoParaguayo.

Título: O objetivo esboçado por Díaz Pérez não poderia ser alcançado plenamente sem um catálogo impresso da Sección Historia, que até hoje não existia. O catálogo aqui apresentado é uma síntese dos distintos catálogos totais e parciais elaborados até este momento, corrigida e ampliada através do exame de documentos originais e transcrições. […] Para este fim começou-se por transcrever em um arquivo eletrônico o conteúdo das fichas em vez de copiar o catálogo datilografado, uma opção bem mais trabalhosa que tem várias vantagens. Além de refletir com maior fidelidade o conteúdo real, corrigindo eventuais erros e omissões, ela permitiu diagnosticar o estado de conservação dos documentos e detectar os casos em que os originais se perderam e só foi conservada uma cópia impressa da versão microfilmada, o que ficou registrado nesta obra.

Título: O propósito do presente Catálogo é facilitar o acesso a esta enorme riqueza documental, difundindo e aprofundando a obra dos que juntaram seus esforços ao longo de um século para classificá-la e descrevê-la. Trata-se ne­cessariamente de um trabalho coletivo que transcendeu gerações e sem dúvida será continuado no futuro através de novas edições e da publicação dos catálogos de outras seções do Archivo.

Título: Esperamos que este Catálogo seja útil aos pesquisadores e usuários do Archivo Nacional e que ele possa se beneficiar também das correções e contribuição oferecidas pelos mesmos.